recadosdoaarao



Moral
Voltar




06/08/2012
O mundo nos persegue


Moral - O mundo nos persegue
6/8/2012 16:43:57

Moral - O mundo nos persegue


          O mundo sempre nos fará guerra 

São Francisco de Sales



Assim que a tua devoção se for tornando conhecida no mundo, maledicências e adulações te causarão sérias dificuldades de praticá-la. Os libertinos tomarão a tua mudança por um artifício de hipocrisia e dirão que alguma desilusão sofrida no mundo te levou por pirraça a recorrer a Deus.



Os teus amigos, por sua vez, se apressarão a te dar avisos que supõem ser caridosos e prudentes sobre a melancolia da devoção, sobre a perda do teu bom nome no mundo, sobre o estado de tua saúde, sobre a necessidade de viver no mundo conformando-se aos outros e, sobretudo, sobre os meios que temos para salvar-nos sem tantos mistérios.



Filotéia, tudo isso são loucas e vãs palavras do mundo e, na verdade, essas pessoas não têm um cuidado verdadeiro de teus negócios e de tua saúde: Se vós fôsseis do mundo, diz Nosso Senhor, amaria o mundo o que era seu; mas, como não sois do mundo, por isso ele vos aborrece.



Veem-se homens e mulheres passarem noites inteiras no jogo; e haverá uma ocupação mais triste e insípida do que esta? Entretanto, seus amigos se calam; mas, se destinamos uma hora à meditação ou se nos levantamos mais cedo, para nos prepararmos para a santa comunhão, mandam logo chamar o médico, para que nos cure desta melancolia e tristeza. Podem-se passar trinta noites a dançar, que ninguém se queixa; mas por levantar-se na noite de Natal para a Missa do Galo, começa-se logo a tossir e a queixar de dor de cabeça no dia seguinte.



Quem não vê que o mundo é um juiz iníquo, favorável aos seus filhos, mas intransigente e severo para os filhos de Deus?



Só nos pervertendo com o mundo, poderíamos viver em paz com ele, e impossível é contentar os seus caprichos – Veio João Batista, diz o divino Salvador, o qual não comia pão nem bebia vinho, e dizeis: Ele está possesso do demônio. Veio o Filho do Homem, come e bebe, e dizeis que é um samaritano.



É verdade, Filotéia, se condescenderes com o mundo e jogares e dançares, ele se escandalizará de ti; e, se não o fizeres, serás acusada de hipocrisia e melancolia. Se te vestires bem, ele te levará isso a mal, e, se te negligenciares, ele chamará isso baixeza de coração. A tua alegria terá ele por dissolução e a tua mortificação por ânimo carrancudo; e, olhando-te sempre com maus olhos, jamais lhe poderás agradar.



As nossas imperfeições ele considera pecados, os nossos pecados veniais ele julga mortais, e malícias, as nossas enfermidades; de sorte que, assim como a caridade, na expressão de S. Paulo, é benigna, o mundo é maligno.



A caridade nunca pensa mal de ninguém e o mundo o pensa sempre de toda sorte de pessoas; e, não podendo acusar as nossas ações, condena ao menos nossas intenções. Enfim, tenham os carneiros chifres ou não, sejam pretos ou brancos, o lobo sempre os há de tragar, se puder.



Procedamos como quisermos, o mundo sempre nos fará guerra. Se nos demorarmos um pouco mais no confessionário, perguntará o que temos tanto que dizer; e, se saímos depressa, comentará que não contamos tudo. Espreitará todas as nossas ações e, por uma palavra um pouco menos branda, dirá que somos insuportáveis. Chamará avareza o cuidado por nossos negócios, e idiotismo a nossa mansidão. Mas, quanto aos filhos do século, sua cólera é generosidade; sua avareza, sábia economia; e suas maneiras livres, honesto passatempo. É bem verdade que as aranhas sempre estragam o trabalho das abelhas!



Abandonemos este mundo cego, Filotéia; grite ele quanto quiser, como uma coruja para inquietar os passarinhos do dia. Sejamos firmes em nossos propósitos, invariáveis em nossas resoluções e a constância mostrará que a nossa devoção é séria e sincera. Os cometas e os planetas parecem ter o mesmo brilho; mas os cometas, que são corpos passageiros, desaparecem em breve, ao passo que os planetas brilham continuamente. Do mesmo modo muito se parece a hipocrisia com a virtude sólida e só se distingue porque aquela não tem constância e se dissipa como a fumaça, ao passo que esta é firme e constante.



Demais, para assegurar os começos de nossa devoção, é muito bom sofrer desprezos e censuras injustas por sua causa; deste modo nós nos premunimos contra a vaidade e o orgulho, que são como as parteiras do Egito, às quais o infernal Faraó mandou matar os filhos varões dos judeus no mesmo dia de seu nascimento. Enfim, nós estamos crucificados para o mundo e o mundo deve ser crucificado para nós. Ele nos toma por loucos; consideremo-lo como um insensato.



(São Francisco de Sales, Filotéia – ou Introdução à Vida Devota –, Ed. Vozes, 16ª edição, 2008, págs. 363 à 367). Posted: 02 Aug 2012 06:42 PM PDT - Fonte: http://spessantotomas.com.br/



++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++



OBS> Realmente o inimigo jamais deixará de perseguir a quem deseja caminhar na direção de Deus. Quanto mais você se aproxima Dele, com maior intensidade é perseguido. Então nós podemos tirar esta lição de vida, que muito bem pode ser extraída das colocações deste santo: se você é perseguido, se você nunca consegue contentar as pessoas, se ao seu redor há sempre tanta gente vivendo errada, mas tentando lhe corrigir, agradeça porque você está no caminho certo. Claro, estamos aqui falando em caminhar para Deus, não em caminhar para o mundo.



Diferentemente, se sua vida corre mansa, ou sem muitos percalços, se você não é criticado, nem perseguido, se você não tem problema de espécie alguma, pode ter certeza de que você está “como o diabo gosta”. Cuidado, sua alma está correndo risco, porque ainda não nasceu o santo ao qual o diabo deixou em paz. Ele odeia a santidade, odeia quem reza, odeia quem se sacrifica pelo outros, odeia quem perdoa, odeia quem se confessa, odeia quem adora Deus, odeia quem defende a verdade e odeia quem luta pela salvação das almas. A estes ele não dá sossego!



Por outro lado, tudo o que vai contra cada um destes itens tem apoio dele, e disso vem o sossego que ele dá a tais pessoas, porque, de certa forma, são seus auxiliares.  Cuidado com as pessoas que mandam você rezar menos, que escarnecem quando você se confessa amiúde, quando você passa uma hora de joelhos diante do Santíssimo, quando você tem coragem de defender a Verdade publicamente, quando você reza nos cemitérios, ou quando não perde nem uma só Santa Missa. Cuidado, muito cuidado com quem o escarnece por buscar a santidade de vida. Eles não agem assim por caridade, mas por amor ao mundo, à porta larga da perdição.



Entre as pessoas mais distantes de Deus estão aquelas que escarnecem de quem reza, aquelas que combatem a oração do Rosário, e que dizem que poucas orações bastam, porque Deus não gosta de repetição. Estas almas estão à beira do abismo espiritual, porque se deixaram vencer pelo orgulho, pela autossuficiência, são as que maximizam os efeitos dos próprios atos, enquanto mais e mais desprezam os poderes da graça divina. Tais pessoas estão entre aquelas que mais necessitam de orações. Cuide de quem tem “medo” de que você fique maluco por rezar. Esta está começando a caminhada para o abismo. Rezar NUNCA será demais.



Portanto, se você for perseguido, alegre-se! Se o chamam de louco, alegre-se! Se for escarnecido porque muito reza, alegre-se! Bem-aventurado é aquele que sofre perseguições por causa da Justiça, disse Jesus!  




Artigo Visto: 3299

ATENÇÃO! Todos os artigos deste site são de livre cópia e divulgação desde que sempre sejam citados a fonte www.recadosdoaarao.com.br


Total Visitas Únicas: 4.203.566
Visitas Únicas Hoje: 117
Usuários Online: 30